PLACARES AO VIVO - FUTEBOL

quarta-feira, 30 de maio de 2007

Da pequena Santa Maria da Feira (texto de 22/05/2007)

Apenas 11 mil habitantes, situada no Distrito de Aveiro, no norte de Portugal , documentada desde o ano 977. Este é um breve aspecto da cidade de Santa Maria da Feira, que também sedia o maior centro de transformação de cortiça do mundo, além de outras importantes atividades industriais do país. O nome provavelmente deriva feira que se realizava em frente ao castelo da cidade, que acabou por dar a esta o seu nome.

Do ponto de vista esportivo, talvez não com tanta tradição quanto o castelo e a indústria, destaca-se o Clube Desportivo Feirense, que, inclusive, estampa o castelo em seu escudo. Seu primeiro escudo já tinha este castelo junto com bola de futebol ao estilo da época, o que já faz 89 anos, pois foi no dia 19 de março de 1918 que ocorreu a fundação do clube.

Uma das primeiras iniciativas de seus fundadores – Luís Amorim, Artur Bastos, Luís Cadilon e Artur Lima – foi adquirir um terreno onde seria construído seu primeiro estádio. Somente seis anos depois o mesmo foi inaugurado, o que ocorreu numa partida entre o Feirense e o Lourosa, vencida pela equipe da casa por 2x1.

O primeiro campeonato disputado pela equipe foi em 1930-31, um campeonato distrital no Aveiro. E foi assim que o Feirense disputou competições até 1955, quando, após a eleição de Marcolino de Castro como presidente, a equipe passou a utilizar o tradicional uniforme de camisa azul e calção branco. No ano seguinte, o clube participou pela primeira vez do campeonato português da 3ª Divisão.

Em 1959-60 o Feirense ascendeu pela primeira vez à 2ª Divisão Nacional, onde não ficou muito tempo, pois conseguiu o acesso à 1ª Divisão já em 1962-63. Infelizmente para os feirenses, somente conseguiu repetir o feito em 1976-77 e, posteriormente, em 1988-89. Duas temporadas depois, em 1990-91, conseguiu chegar às semifinais da Taça de Portugal diante do Porto. O jogo terminou empatado em Santa Maria da Feira, o que forçou um segundo confronto no antigo Estádio das Antas, onde a equipe da casa levou vantagem. Foi nesta mesma temporada que a equipe disputou a recém-criada 2ª Divisão de Honra, equivalente à 3ª Divisão.

Em 1996 foi atribuída ao Clube Desportivo Feirense a medalha de mérito desportivo pelo Secretário de Estado do Desporto de Portugal, um fato marcante na história do clube.

Nos últimos anos o que de mais importante aconteceu foi, em 2004, a apresentação da 1ª fase do novo complexo esportivo do clube. A partir de então todos os atletas do clube passaram a treinar e jogar unicamente em gramados naturais e sintéticos, caso único em Portugal, mesmo em se tratando dos grandes clubes do país (Benfica, Porto e Sporting).


Fontes:
http://www.cdfeirense.pt
http://pt.wikipedia.org/wiki/Santa_Maria_da_Feira
http://www.byweb.pt/santamariadafeira/historia.html


http://www.canalsports.com.br

3 Comentários:

P. L. F. V. disse...

~ @ _ @ ~

Anônimo disse...

Esporte também é cultura :)

Anônimo disse...

Ae amigo obrigado pela força

SEGUIDORES

CANAL #SPORTS ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO