PLACARES AO VIVO - FUTEBOL

quinta-feira, 12 de julho de 2007

Os primeiros anos do basquete profissional Norte-Americano

Em 1946 surgiu a BAA (Basketball Association of America), a primeira liga nos Estados Unidos a criar um campeonato de basquete a ser disputado por equipes das principais cidades do país. No início, a experiência não teve muito êxito, já que a qualidade das partidas e dos times não era considerada melhor do que a de outras ligas já existentes no país.

Philadelphia Warriors, campeão em 1946-47A primeira temporada (1946-47) foi disputada por 11 equipes divididas duas divisões. Entre elas, três que ainda hoje integram a NBA: Boston Celtics, Philadelphia Warriors (hoje Golden State) e New York Knicks. Na Divisão Leste, Washington Capitols (49-11) e Philadelphia Warriors (35-25) classificaram-se para os playoffs, enquanto Chicago Stags (39-21) e St. Louis Bombers (38-22) classificaram-se na Divisão Oeste. Warriors e Stags se enfrentaram na grande final e a equipe da Philadelphia venceu a série por 4-1, conquistando o primeiro título da liga. O destaque da temporada foi Joe Fulks, ala do Philadelphia Warriors, com média de 23,2 pontos por jogo.

Em 1947 o Baltimore Bullets, um dos finalistas da ABL (American Basketball League) passou a integrar a BAA e conquistou o título derrotando os atuais campeões, Philadelphia Warriors, vencendo a série final por 4-2. No ano seguinte, uma história parecida. Mas agora foram os campeões da NBL (National Basketball League) que passaram a integrar a BAA e conquistaram o título. Esta equipe era o Minneapolis Lakers, campeã em 1948-49 derrotando a equipe do Washington Capitols por 4-2 na série final.

George MikanNo dia 3 de agosto de 1949 a BAA e a NBL chegaram a um acordo e se fundiram, dando finalmente origem à NBA (National Basketball Association). A liga expandiu sua abrangência e passou a contar com 17 equipes divididas em três divisões. A primeira temporada da NBA teve como destaque George Mikan, com média de 27,4 pontos por partida, o que ajudou muito o Minneapolis Lakers a conquistar seu segundo título consecutivo, agora contra o Syracuse Nationals na final. O placar da série final de 1949-50 foi o mesmo da temporada anterior: 4-2.


Fontes: NBA.com, Wikipedia e Sports Ecyclopedia


CanalSports.com.br - A Maior e Melhor Cobertura Esportiva do IRC

1 Comentário:

Anônimo disse...

&@_@&
Manual da história de todos os esportes!!!

SEGUIDORES

CANAL #SPORTS ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO