PLACARES AO VIVO - FUTEBOL

sexta-feira, 9 de novembro de 2007

História do Handebol no Mundo


Bola de HandebolO Handebol não foi criado ou inventado. A bola é, sem dúvida, um dos instrumentos desportivos mais antigos do mundo e vem cativando o homem há séculos. O jogo de "Urânia", praticado na antiga Grécia com uma bola do tamanho de uma maçã, usando as mãos, mas sem balizas, é citado por Homero na Odisséia. Também os Romanos, segundo Cláudio Galeno (130-200 DC), conheciam um jogo praticado com as mãos, o "Harpastum". Mesmo durante a Idade Média os jogos com bola eram praticados como lazer por rapazes e moças. Na França, Rabelais (1494-1533) citava uma espécie de handebol (esprés jouaiant â la balle, à la paume).

Em meados do século XIX o professor dinamarquês Holger Nielsen criou, no Instituto de Ortrup, um jogo denominado Haandbold, determinando suas regras. Na mesma época, os tchecos conheciam jogo semelhante denominado Hazena. Fala-se também de um jogo similar na Irlanda e no "El Balon" do uruguaio Gualberto Valetta como precursores do handebol.

HandebolTodavia o handebol, como se joga hoje, foi introduzido na última década do século XX, na Alemanha, como Raftball. Quem o levou para o campo, em 1912, foi o alemão Hirschmann, então Secretário da Federação Internacional de Futebol. O período da Primeira Guerra Mundial foi decisivo para o desenvolvimento do esporte, quando um professor de ginástica, o berlinense Max Heiser, criou um jogo ao ar livre para as operárias da Fábrica Siemens, derivado do Torball. Quando os homens começaram a praticá-lo, o campo foi aumentado para as medidas do futebol.

Em 1919, o professor alemão Karl Schelenz reformulou o Torball, alterando seu nome para Handball com as regras publicadas pela Federação Alemã de Ginástica para o jogo com 11 jogadores. Schelenz levou o esporte para Áustria e Suíça, além da Alemanha. Em 1920, o Diretor da Escola de Educação Física da Alemanha tornou o jogo um desporto oficial.

Handebol
A divulgação na Europa deste novo esporte não foi difícil, visto que Karl Schelenz era professor na então famosa Universidade de Berlim, onde seus alunos, principalmente os estrangeiros, difundiram as regras então propostas para vários países. Por sua vez, existia na Tchecoslováquia desde 1892 um jogo praticado num campo de 45x30m e com 7 jogadores que também era jogado com as mãos e o gol era feito em balizas de 3m x 2m. Este jogo, o Hazena, segundo os livros, foi regulamentado pelo Professor Kristof Antonin. Porém, somente em 1921 suas regras foram publicadas e divulgadas por toda a Europa. Mas foi o Handebol jogado no campo de futebol, que chamamos de Handebol de Campo, que teve maior popularização, tanto que foi incluído nos Jogos Olímpicos de Berlim em 1936.

Com o grande crescimento do futebol, com quem dividia o espaço de jogo, com as dificuldades do rigoroso inverno, com muitos meses de frio e neve, o handebol de campo foi paulatinamente sendo substituído pelo Hazena que passou a ser o Handebol de 7, chamado de handebol de salão, que mostrou-se mais veloz e atrativo. Em 1972, nos Jogos Olímpicos de Munique, o handebol (não mais era necessário o complemento "de salão") foi incluído na categoria masculina, reafirmou-se em Montreal, em 1976 (masculino e feminino), e não mais parou de crescer.

Fonte: CBHb

Canal #Sports - A Maior e Melhor Cobertura Esportiva do IRC!

1 Comentário:

P. L. F. V. disse...

Handebol um dos esportes mais praticados no Brasil sem dúvidas

SEGUIDORES

CANAL #SPORTS ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO