PLACARES AO VIVO - FUTEBOL

sábado, 3 de novembro de 2007

História do Torneio de Wimbledon - Parte 1


Torneio de Wimbledon

Em 1877, o primeiro Lawn Tennis Championship, um evento amador, começou no All England Croquet & Lawn Tennis Club. Foi um torneio masculino de simples, disputado por 22 jogadores, tendo como vencedor Spencer Gore. Em 1884 houve a primeira competição feminina com 13 jogadoras e Maud Watson foi a campeã. No mesmo ano começou o torneio de duplas e o troféu foi doado para o clube pelo Oxford University Lawn Tennis Club depois do fim de seu torneio de duplas, que aconteceu de 1879 a 1883.

All England Lawn Tennis Club
Conforme a popularidade de Wimbledon crescia, as facilidades para os espectadores aumentavam. Lugares fixos foram gradualmente substituindo as acomodações temporárias para o público, que assistiu aos gêmeos Ernest e William Renshaw que, juntos ou não, conquistaram 13 títulos entre 1881 e 1889. Na virada do século, Wimbledon assumiu uma notoriedade internacional e, em 1905, a americana May Sutton tornou-se a primeira estrangeira a ganhar o torneio de simples feminino. Ela repetiu a façanha em 1907, ano em que o australiano Norman Brookes foi o primeiro estrangeiro a ganhar o torneio masculino.

TaçaDurante a Primeira Guerra Mundial os jogos em Wimbledon foram suspensos e o clube sobreviveu graças a doações de membros. Quando recomeçou, obviamente, o torneio passou a contar com uma nova geração de jogadores. A francesa Suzanne Lenglen acabou com o domínio inglês nos torneios de simples femininos, que já durava 35 anos, ao vencer Dorothea Lambert Chambers. O ano de 1920 prenunciou a chegada do americano Bill Tiden, aclamado por muitos como o melhor jogador da história do tênis. A cada ano, durante aquela década, a França tinha pelo menos um campeão. No fim do reinado de Suzanne Lenglen, os famosos "quatro mosqueteiros" – Jean Borotra, Jacques Brugnon, Henri Cochet e Rene Lacoste – apareceram e nos dez anos seguintes ganharam seis títulos de simples e cinco de duplas.

Maria Esther BuenoNa Segunda Guerra Mundial, ao contrário do que ocorreu durante a Primeira, o clube permaneceu aberto e suas instalações foram utilizadas pela defesa civil. Em 1940 uma bomba atingiu a quadra central, resultando na perda de cerca de mil e duzentos lugares. Somente em 1946 os jogos voltaram a ser realizados em Wimbledon e, em 1949, as quadras foram totalmente reformadas. De 1956 a 1970, o torneio de simples masculino foi dominado pelos australianos. A seqüência de vitórias entre as mulheres americanas continuou até 1959 quando a brasileira Maria Esther Bueno triunfou. A brasileira fez história vencendo mais duas vezes, em 1960 e 1964. Além dos três títulos em simples, ela conquistou ainda quatro torneios de duplas.

Fonte: tenisbr@sil

Canal #Sports - A Maior e Melhor Cobertura Esportiva do IRC!

Seja o primeiro a comentar

SEGUIDORES

CANAL #SPORTS ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO