PLACARES AO VIVO - FUTEBOL

sábado, 15 de dezembro de 2007

Regas do Tênis – Parte 1

Quadra – A quadra de tênis é retangular e mede 23,77m de comprimento por 8,23m de largura. Ela é dividida por uma rede feita de nylon com 0,914m de altura. Para os jogos de duplas, a quadra mede 10,97m de largura, 1,37m a mais de cada lado do que a quadra simples. Existem dois tipos de quadra: a lenta e a rápida, dependendo do material usado na construção de seu piso. As quadras lentas são de saibro e as rápidas são feitas de grama ou de materiais sintéticos, como asfalto com resina e carpete de borracha.

Quadra de Tênis
Bola de TênisBola – A bola de tênis deve ser branca ou amarela, ter superfície uniforme e diâmetro de 6,35cm a 6,67cm. Seu peso varia de 56,7g a 58,5g. Ela é feita de borracha e revestida com lã ou tecidos sintéticos. A bola está em jogo logo que é golpeada no saque, permanecendo assim até que o ponto seja definido, exceção feita a uma falta (fault) ou à volta do ponto (let).

Raquete de TênisRaquete – A raquete pode medir até 81,28cm de comprimento, incluindo o cabo, e 31,75cm de largura. A superfície encordoada não pode exceder 39,37cm de comprimento e 29,21cm de largura. Não há restrição de peso. Antigamente, as raquetes eram feitas de madeira. Hoje, no entanto, os fabricantes utilizam grafite ou alumínio, materiais mais leves e resistentes. O encordoamento é feito de nylon ou material sintético, além de tripa de animal, geralmente de carneiro ou boi.

Equipamento – Os tenistas jogam de camisa pólo, short com bolso, meias e tênis. Se quiserem, eles podem usar também munhequeira e boné. Em geral, as tenistas usam saia.

Posicionamento – Uma partida de tênis é disputada por dois jogadores ou por duas duplas. O jogador que for iniciar o ponto é chamado de sacador e o adversário, de recebedor. O recebedor pode posicionar-se onde lhe agradar, no seu lado da rede. Já o sacador deve começar o game pelo lado direito.

Jogo – Antes de começar a partida, os jogadores escolhem, por meio de cara ou coroa, o lado da quadra e quem sacará em primeiro lugar. O jogo começa com um saque, que também é chamado de serviço. Para sacar, o jogador fica atrás da linha de fundo. Ele joga a bola para o ar e, antes que ela caia no chão, bate com a raquete. A bola deve passar sobre a rede e tocar o quadrado, diagonalmente oposto ao lado em que foi efetuado o saque. O ponto prossegue até que um dos tenistas não consiga rebater a bola ou erre na devolução.

Serviço
Execução do Serviço – Quando vai sacar, o tenista fica alternadamente do lado direito e esquerdo, começando sempre por seu lado direito. Duas tentativas são permitidas para cada serviço. A bola sacada tem que passar sobre a rede e percorrer uma trajetória diagonal até atingir a área correta de saque do lado adversário. Tudo isso, antes de o oponente tentar a devolução.

Fonte: Tênis - Manual de Esportes (Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro) / Lance!


I Campeoato de RealCap do Canal #Sports
Canal #Sports - A Maior e Melhor Cobertura Esportiva do IRC!

1 Comentário:

P. L. F. V. disse...

Hummmm mto bom hein ow, tem um tempo ja que eu tava querendo aprender melhor as regras do tenis xD

SEGUIDORES

CANAL #SPORTS ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO