PLACARES AO VIVO - FUTEBOL

sábado, 23 de fevereiro de 2008

História do Badminton


BadmintonFoi na Índia que o badminton nasceu, originalmente com o nome de "Poona". Oficiais ingleses a serviço neste país gostaram do jogo e levaram-no para a Europa. O "poona" passou a se chamar Badminton quando, na década de 1870, uma nova versão do esporte foi jogada na propriedade de Badminton, pertencente ao Duque de Beaufort, em Gloucestershire, Inglaterra.

BadmintonEm 1934 foi fundada a Federação Internacional de Badminton (IBF), com nove membros: Canadá, Dinamarca, Escócia, França, Holanda, Inglaterra, Nova Zelândia e País de Gales. Sua sede se situa, logicamente, em Gloucestershire. Nos anos seguintes mais países se tornaram membros, especialmente após a estréia do esporte nas Olimpíadas de Barcelona, em 1992. Hoje em dia 130 países são membros da IBF e o número tende a crescer.

Existem, na atualidade, seis torneios principais promovidos pela IBF: Thomas Cup (campeonato mundial masculino de equipes), Uber Cup (campeonato mundial feminino de equipes), Sudirman Cup (equipes mistas), World Championship, World Juniors e World Grand Prix Finals.

Em 1995 o badminton foi incluído nos XII Jogos Pan-Americanos de Mar del Plata, na Argentina, e foi disputado novamente, em 1999, nos XIII Jogos Pan-Americanos em Winnipeg, Canadá. A primeira vez em que o badminton figurou numa olimpíada foi nos Jogos Olímpicos de 1972, em Munique, como um esporte de demonstração. Em Seul, 1988, o badminton foi disputado como esporte de exibição.

Badminton
O Comitê Olímpico reconheceu a magnitude do esporte e promoveu o badminton que, a partir dos Jogos Olímpicos de Barcelona, em 1992, passou a valer medalhas. A popularidade do esporte foi provada nesta ocasião, quando mais ou menos 1,1 bilhão de pessoas assistiram aos oito dias de competição na televisão. Como era de se esperar, os países asiáticos conquistaram a maioria das medalhas em jogo. A Indonésia ganhou as medalhas de ouro, prata e bronze na categoria masculina simples, de ouro na categoria feminina simples e de prata na categoria masculina de duplas. A Malásia levou o bronze na categoria masculina de duplas. Nos Jogos Olímpicos de Atlanta, em 1996, a categoria de duplas mistas foi incluída nas competições.

Fonte: Confederação Brasileira de Badminton

Canal #Sports - A Maior e Melhor Cobertura Esportiva do IRC!

Seja o primeiro a comentar

SEGUIDORES

CANAL #SPORTS ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO