PLACARES AO VIVO - FUTEBOL

domingo, 10 de fevereiro de 2008

História do Golfe - Parte 1


Campo de GolfeNão há evidência clara de que o golfe tenha sido jogado em algum lugar antes da Escócia. Muitas paisagens pintadas por artistas holandeses e flamengos mostravam homens andando ou esquiando no gelo, onde cada um carregava um taco grande e curvado, com uma grande bola perto dele. Estas paisagens foram produzidas no século XVII, aproximadamente 150 anos após o Parlamento Escocês, em 1457, ter achado necessário proibir o jogo. Motivo: ao ficar horas e horas dando tacadas nos campos, os guerreiros escoceses se descuidavam do treinamento com arco e flecha, interferindo seriamente na defesa nacional, na guerra travada com a Inglaterra. A ordem partiu do Rei Jaime II.

Apesar disto, os holandeses também reivindicam a paternidade do golfe. Pelo lado da Escócia, não existem registros definidos de quando o golfe foi jogado pela primeira vez, mas sabemos que se tornou um jogo popular quando a Universidade de St. Andrews foi fundada em 1411. É praticamente impossível decidir essa questão, mas a Escócia ao menos dispõe do crédito de ter sido o primeiro país a proibir a prática do esporte.

Royal and Ancient Golf Club of St Andrews

Royal and Ancient Golf Club of St Andrews


Outras origens são conhecidas, desde o jogo romano chamado paganica, em que se utilizava uma bola de couro e uma vara curva. Há ainda os que acreditam que o golfe saiu do “jeu de mail”, antigo jogo francês que se assemelha ao golfe, mas é praticado em espaços fechados. As regras do golfe, tal como são conhecidas hoje, foram definidas no século XVIII, no ano de 1744, na cidade de Edimburgo, na Escócia.

MurfieldA palavra golfe provém do inglês “golf” que, por sua vez, vem do alemão kolb, que significa taco. As primeiras regras do golfe de que se tem notícia foram elaboradas pela Honorable Company of Edinburgh Golfers, entidade criada no século XVII. Em 17 de março de 1744, o Conselho da cidade de Edimburgo doou um taco de prata para ser disputado anualmente no Links of Leith. Um cirurgião, John Rattray, foi o campeão do primeiro torneio oficial de que se tem registro e recebeu a nomeação “Captain of Golf”, cabendo-lhe resolver as questões relativas às regras do esporte, até então variáveis conforme a região.

Para esse torneio, aberto a golfistas de Inglaterra e Irlanda, foi elaborado um pequeno regulamento para o esporte. Só dez anos mais tarde, em 1754, um grupo de golfistas em Saint Andrews daria a redação definitiva às regras de Edimburgo, publicando uma relação de 13 itens que formam a base das 37 regras hoje existentes.

A modalidade "match-play" foi a primeira e única forma de disputa do golfe até 1759. Nesse ano, os membros da Society of Saint Andrews Golfers organizaram o primeiro torneio na modalidade "stroke-play", que não agradou aos jogadores, adotando-se, então, a modalidade "match-play’’ até que, em 1764, o campo de Saint Andrews foi modificado para 18 buracos, medida que acabou sendo padronizada em todo o mundo e favoreceu a realização de novos torneios de "stroke-play’’. Mas esta última modalidade somente viria a se firmar a partir de 1848, quando a antiga bola de couro e penas foi substituída pelas moldadas em guta-percha, sumo extraído de uma árvore malaia, que se solidifica ao secar. Este tipo de bola deu novo impulso ao golfe moderno, permitindo inclusive o surgimento dos primeiros profissionais do esporte.

Fonte: Golfe.tur.br

Canal #Sports - A Maior e Melhor Cobertura Esportiva do IRC!

Seja o primeiro a comentar

SEGUIDORES

CANAL #SPORTS ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO