PLACARES AO VIVO - FUTEBOL

terça-feira, 17 de março de 2009

Bill Rexford e o título de 1950 da NASCAR


NASCARA temporada de 1950 da NASCAR Grand National (hoje Sprint Cup Serie) entrou para a história tanto por suas corridas dramáticas quanto por sua controvérsia. Bill Rexford, com apenas 23 anos de idade, desbancou estrelas como Fireball Roberts, Lee Petty e o atual campeão Red Byron para conquistar o título naquele ano. Petty e Byron foram punidos pela NASCAR por participar de outros eventos fora do calendário e perderam pontos, o que, se não tivesse acontecido, teria deixado a classificação final bem diferente.

A cinco corridas do fim da temporada Fireball Roberts liderava 46 pontos à frente de Bill Rexford. A prova seria agora em North Wilkesboro, NC, corrida da qual Lee Petty não participou. Entretanto, com problemas no motor, Roberts terminou apenas na 16ª posição. Curtis Turner, que também brigava pelo título, também não foi bem e terminou em 22º lugar. A vantagem de Roberts subiu apenas 2,5 pontos após a corrida.

Bill Rexford
Os pilotos foram então para Vernon, NY, para a corrida seguinte. Roberts não participou do evento, assim como Turner, então 5º colocado. Assim, Rexford aproveitou a ausência destes pilotos e, terminando a corrida em 6º lugar, diminuiu a vantagem de Roberts para 31,5 pontos. Em Martinsville, VA, na prova seguinte, Rexford não participaria e Turner ficaria apenas na 17ª posição, enquanto Lee Petty voltava à briga, terminando em 2º lugar.

A penúltima corrida da temporada, em Winchester, IN, ocorreu no mesmo dia da prova de Martinsville. Assim, com muitos pilotos participando da corrida anterior, Rexford poderia novamente tirar alguns pontos de diferença em relação ao líder da temporada, Fireball Roberts. Com apenas 13 competidores na pista, Rexford terminou em 3º lugar, melhor do que ele esperava, pois tomava, assim, a liderança de Roberts na tabela.

Lloyd Moore e Bill Rexford
No circuito de uma milha de Hillsboro, NC, era decidido o campeonato de 1950. Rexford tinha uma boa vantagem agora e não precisava forçar tanto o carro em busca de uma posição entre os primeiros. No entanto, Rexford teve problemas com o motor de seu carro e, se Roberts terminasse em quinto lugar, seria campeão. Roberts pisou fundo buscando a vitória e liderou boa parte do tempo. Mas o motor de seu carro não agüentou e ele abandonou a prova na 126ª volta. Por falta de luz natural, a corrida foi encerrada com 175 voltas, 25 a menos do que previsto, e Roberts, com a 21ª colocação, apenas teve que se contentar em ver Rexford comemorar o título.

Rexford terminou a temporada com 1959 pontos, 110 a mais do que Roberts, com 1849. O terceiro colocado foi Lee Petty, com 1590, seguido por Lloyd Moore, com 1398, e Curtis Turner, com 1376.

Referência: NASCAR.com

Canal #Sports - A Maior e Melhor Cobertura Esportiva do IRC!

Seja o primeiro a comentar

SEGUIDORES

CANAL #SPORTS ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO