PLACARES AO VIVO - FUTEBOL

terça-feira, 25 de agosto de 2009

O primeiro jogo e o primeiro jogador profissional de futebol americano

Foi no dia 3 de setembro, há praticamente 114 anos, que foi disputada a primeira partida de futebol americano profissionalmente nos Estados Unidos. Tudo começou quando, em 1895, a YCMA (Young Men’s Christian Association) – também muito identificada com a invenção do basquete – decidiu organizar um time na cidade de Latrobe, Pennsylvania.

Equipe de Latrobe em 1895
Com esta decisão e com a adoção de um calendário de jogos, Russel Aukerman, instrutor da YMCA e ex-jogador de futebol americano, foi nomeado técnico/jogador do time. David Berry, editor de um jornal local, foi escolhido como gerente da equipe e Harry Ryan foi nomeado capitão. A equipe começou a treinar diariamente em agosto daquele ano. Devido ao fato de que muitos dos jogadores exerciam profissões que não tinham relação com o esporte, aqueles que trabalhavam durante o dia passaram a treinar à noite.

John BrallierAntes de começar a temporada o quarterback Eddie Blair encontrou-se numa difícil situação: também era jogador de baseball em Greensburg, cidade vizinha, e o primeiro jogo da equipe de futebol contra Jeannette cairia na mesma data de uma partida do time de Greensburg. David Berry tinha que encontrar um substituto e resolveu chamar John Brallier, de quem tinha ouvido falar quando este último jogava em Indiana. Mas ele havia acabado de ser chamado para a Universidade de Washington & Jefferson e não tinha lá tanta vontade de integrar a equipe. Assim, Berry ofereceu 10 dólares por jogo a Brallier como forma de pagar pelos seus “serviços” e pelas despesas de deslocamento. Com isso, aceitando a oferta, Brallier tornou-se, na prática, o primeiro jogador profissional de futebol americano da história.

No dia 3 de setembro de 1895 ocorreu, então, o primeiro jogo da temporada. Era uma terça-feira à tarde e equipe de Latrobe, em suas cores laranja e marrom, entrava em campo às 16h contra Jeannette. Latrobe venceria a histórica partida pelo placar de 12-0, com boas atuações de Auckerman e Brallier. Ao final da temporada, Latrobe, em 11 jogos, venceria sete e perderia quatro.

Referência: Wikipedia

Canal #Sports - A Maior e Melhor Cobertura Esportiva do IRC!

Seja o primeiro a comentar

SEGUIDORES

CANAL #SPORTS ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO