PLACARES AO VIVO - FUTEBOL

sábado, 21 de novembro de 2009

Tim Flock é campeão da NASCAR Grand National em 1952


NASCARUma das primeiras grandes estrelas da NASCAR, Tim Flock, conquistou seu primeiro título na categoria Grand National (hoje Sprint Cup) justamente na temporada em que grandes companhias começaram a investir mais pesado. O título de 1952 rendeu a Flock a soma de 22.890 dólares, tendo conquistado oito vitórias ao longo da temporada e ficando 25 vezes entre os dez primeiros, num total de 33 corridas em que ele participou.

Tim FlockFlock teve como principal adversário Herb Thomas, campeão no ano anterior. Em Hillsboro, NC, a cinco corridas do fim, a diferença entre eles era de 174 pontos a favor de Flock. Quem venceu a corrida foi seu irmão, Fonty Flock, depois de liderar desde a sétima volta. Tim Flock terminou bem a prova, ficando na quarta colocação. A quebra do carro de Thomas na 23ª volta ajudou Flock a aumentar sua vantagem na liderança do campeonato para 194 pontos.

Martinsville, VA, era o local da corrida seguinte. Dick Rathman assumiu a liderança da prova na volta 72 mas, a apenas 27 voltas do fim, teve problemas e abandonou. Herb Thomas assumiu a ponta e liderou até o fim, diminuindo a desvantagem que tinha em relação a Tim Flock e seguindo na briga pelo bicampeonato. A diferença caía agora para 170 pontos. E esta foi a situação em que chegaram os pilotos para a corrida seguinte, disputada em North Wilkesboro, NC. Num circuito de características similares às de Martinsville, Herb Thomas venceu sua segunda prova consecutiva, após assumir a ponta na nona volta e liderar até o fime. Tim Flock agora estava 146 pontos à frente de Thomas no campeonato.

Flock e seu carro
A penúltima corrida do ano era em Atlanta, GA. Thomas ainda tinha muitos pontos a tirar na tabela e pisou fundo para assumir a liderança, mas teve problemas na 86ª volta. Entretanto, ao invés de ir para os boxes e pegar o carro reserva, o que era permitido pelo regulamento, ele pegou o carro de seu irmão Donald Thomas ali mesmo. B. B. Blackburn, mecânico-chefe da equipe de Tim Flock percebeu a irregularidade e a apontou para a direção da prova. Thomas foi obrigado a reiniciar a prova na última posição. Ainda assim, acabou sendo creditado a ele o 13º lugar na corrida. Depois de toda a controvérsia, ao pilotos foram para West Palm Beach, FL, para a última corrida do ano.

Na Flórida, Tim Flock garantiu oficialmente o título de 1952 de forma dramática. Na 164ª volta de um total de 200, Flock sofreu um acidente, mas saiu ileso. Herb Thomas venceria a corrida, mas foi suficiente apenas para garantir o vice-campeonato, a 106 pontos do líder Flock. O campeão terminou com 6859 pontos, seguido por Herb Thomas, com 6753, Lee Petty (6499), Fonty Flock (5184), Dick Rathman (3952) e Bill Blair (3449).

Referência: NASCAR.com

Canal #Sports - A Maior e Melhor Cobertura Esportiva do IRC!

Seja o primeiro a comentar

SEGUIDORES

CANAL #SPORTS ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO