PLACARES AO VIVO - FUTEBOL

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

História do Torneio Six Nations


Em 1871 Inglaterra e Escócia disputaram o primeiro jogo entre seleções na história do rugby. Após 12 anos disputando apenas amistosos entre os dois países, aconteceu o primeiro Home International Championship, contando com a participação de Inglaterra, Escócia, Irlanda e País de Gales, disputado em 1883, e os ingleses conquistaram o primeiro título. Até 1893 apenas Inglaterra e Escócia foram campeãs, com o País de Gales vencendo naquele ano pela primeira vez e, no ano seguinte, a Irlanda.

Em 1910 a França, que havia participado de quatro edições do torneio até então, juntou-se oficialmente à competição, que ficou, a partir de então, conhecida como “Five Nations”. Esta nova era se iniciou com mais um título para a Inglaterra, mas a competição foi suspensa até 1918 devido à Primeira Guerra Mundial. Os franceses saíram da disputa em 1931 e a competição voltou a denominar-se “Home Nations” de 1932 a 1939. A Segunda Guerra Mundial foi responsável por nova paralisação até a volta da competição em 1947, com um título dividido entre País de Gales e Inglaterra. Naquele ano os franceses retornariam à competição, que novamente passou a chamar-se “Five Nations”. O primeiro título da França só viria em 1954.

Nos anos 70 o Five Nations havia se tornado o mais importante torneio de rugby no hemisfério norte, ganhando popularidade e grandes audiências nas transmissões pela televisão. Em 1972 a disputa não chegou ao fim depois que Escócia e País de Gales se recusaram a jogar partidas em Dublin, na Irlanda. No ano seguinte aconteceu um dos torneios mais disputados da história, com todas as seleções terminando com duas vitórias e duas derrotas. Entretanto, até 1992, não havia nenhum prêmio simbólico para a seleção campeã do Five Nations e o primeiro troféu somente foi entregue em 1993, quando a França tornou-se campeã.

participantes
País de Gales e Inglaterra seguiram a França na conquista do troféu nos dois anos seguintes e os escoceses só o conquistaram pela primeira vez na temporada 1998/99. O último título do Five Nations foi alcançado pela Escócia em 2000, quando a competição passou a ser chamada de “Six Nations”, com a entrada da seleção da italiana. A primeira seleção a conquistar o Six Nations foi a Inglaterra, também em 2000.

TroféuDisputado anualmente, o torneio possui um formato simples: cada seleção joga uma vez contra cada adversário, alternando-se o mando de campo a cada ano. Dois pontos são dados ao vencedor da partida e um ponto é dado a cada equipe quando o jogo termina empatado, ficando os perdedores sem pontuação. Ao contrário da maioria das competições de rugby, o sistema de bônus na pontuação não é utilizado. Quando uma seleção dentre as chamadas “Home Nations” (Inglaterra, Irlanda, País de Gales e Escócia) vence as três partidas contra as outras seleções, diz-se que ela conquistou o “Grand Slam”. Existe também a “Tríplice Coroa”, que ocorre quando uma seleção vence três jogos em casa durante a competição. Até 1994, quando duas ou mais equipes terminavam empatadas em pontos, o título do torneio era dividido. A partir de então adotou-se um sistema de desempate baseado, primeiramente, no saldo de pontos de cada seleção.

Algumas competições também ocorrem dentro do Six Nations e a mais antiga delas é a Calcutta Cup, anualmente disputada nas partidas entre Escócia e Inglaterra desde 1879. Desde 1988 é disputado o Millenium Trophy entre Irlanda e Inglaterra e, desde 2007, acontece a disputa do Troféu Giuseppe Garibaldi entre França e Itália.

Veja AQUI a lista de todos os campeões, incluindo o Home Nations, o Five Nations e o Six Nations.

Referência: RBS 6 Nations


Canal #Sports - A Maior e Melhor Cobertura Esportiva do IRC!

1 Comentário:

Anônimo disse...

Приветствую дорогие участники canalsports.9.forumer.com!
Я смею предложить вам [url=http://super-jeeps.ru/node?page=8 ]переведённые интересные статейки[/url] для Вас!
Здесь полно страниц, большой обзор ресурсов и т.п.
Посмотрите - ведь для вас трудились переводить тысячи статей!

SEGUIDORES

CANAL #SPORTS ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO