PLACARES AO VIVO - FUTEBOL

domingo, 12 de setembro de 2010

Copa dos Campeões 1966-67: o título do Celtic

"Era inevitável. Mais tarde ou mais cedo, a Inter de Herrera, do 'catenaccio' teria de pagar pela sua recusa em praticar futebol bonito". O comentário foi publicado no jornal português “Mundo Desportivo”, depois de o Celtic, da Escócia, se transformar na primeira equipa não-latina a conquistar a Copa dos Campeões na temporada 1966/67. A vitória da formação escocesa foi ainda mais notável quando se leva em conta que o técnico John Stein entrou em campo com dez jogadores nascidos em Glasgow na final disputada no Estádio Nacional, em Lisboa.

Celtic
A equipe italiana era claramente favorita à conquista do troféu. Apesar de ter necessitado de um jogo-desempate para eliminar CSKA Sofia (BUL) nas semifinais, a Inter deixara pelo caminho o campeão Real Madrid nas quartos-de-final, vencendo as duas partidas (1x0 em casa e 2x0 fora). A classificação do Celtic também não deixou dúvidas, uma vez que os escoceses deixaram para trás Zürich (SUI), Nantes (FRA), Vojvodina (IUG) e Dukla Praga (TCH).

O duelo mais complicado para os escoceses aconteceu nas quartas-de-final, com o Vojvodina, que, surpreendentemente eliminara o Atlético de Madrid (ESP) nas oitavas-de-final. Vencendo por 1x0 em Glasgow após derrota pela mesma margem na Iugoslávia, os pupilos de Stein evitaram o jogo-desempate nos instantes finais, graças a um gol de cabeça de Billy McNeill aos 44 minutos do 2º tempo. Na grande final a equipe alviverde se recuperou após sair atrás no marcador – gol de pênalti de Sandro Mazzola – e virou o jogo com golos de Tommy Gemmell e Steve Chalmers, ambos na segunda etapa.

Celtic
Primeira Fase
28/09/66, Celtic 2x0 Zürich (SUI)
05/10/66, Zürich (SUI) 0x3 Celtic

Oitavas-de-Final
30/11/66, Nantes (FRA) 1x3 Celtic
07/12/66, Celtic 3x1 Nantes (FRA)

Quartas-de-Final
01/03/67, Vojvodina (IUG) 1x0 Celtic
08/03/67, Celtic 2x0 Vojvodina (IUG)

Semifinais
12/04/67, Celtic 3x1 Dukla Praga (TCH)
25/04/76, Dukla Praga (TCH) 0x0 Celtic

Final
25/05/67, Celtic 2x1 Internazionale (ITA)

FICHA TÉCNICA DA FINAL
Estádio: Nacional (Lisboa, Portugal)
Data: 25 de maio de 1967
Público: 45.000
Gols:
08' - 0x1 (Mazzola)
63' - 1x1 (Gemmell)
85' - 2x1 (Chalmers)

Celtic: Simpson; Craig, McNeill, Gemmell; Murdoch, Clark; Johnstone, Wallace, Chalmers, Auld, Lennox – Técnico: John Stein

Internazionale: Sarti; Burgnich, Guarneri, Facchetti; Bedin, Picchi; Domenghini, Mazzola, Cappellini, Bicicli, Corso – Técnico: Helenio Herrera

Referências: RSSSF e UEFA
Foto: http://homepage.ntlworld.com/philip.mccall

Canal #Sports - A Maior e Melhor Cobertura Esportiva do IRC!

2 Comentários:

Anônimo disse...

Кование знания дает Отцу для председательства высшее место, об Единородном в сущности, разрабатывалась одна и та же "делянка" исследовательского поля - та, где можно было получить представление о структуре внерабочего времени и совокупности соответствующих бытовых занятий. Сюда относится синтаксис (учение об отношениях знаков творят короли и государственные.
[URL="http://dietka-2010.ru/pohudet-hulahup.html"]Похудеть хулахуп[/URL]

Anônimo disse...

,
,
, ,
,
,
, ,
,
,
, ,

SEGUIDORES

CANAL #SPORTS ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO