PLACARES AO VIVO - FUTEBOL

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Copa dos Campeões 1984-85: o primeiro título da Juventus

Deveria ter sido uma final dos sonhos: Liverpool contra Juventus, os ingleses, detentores do título da Copa dos Campeões, diante dos italianos, campeões da Recopa em 1983/84. Em vez disso, foi um pesadelo. Morreram 39 torcedores da Juventus na queda de um muro do Estádio Heysel, em Bruxelas, depois de terem sido atacados por “torcedores” do Liverpool antes do apito inicial.

Juventus (1984-85)
As autoridades belgas e os responsáveis da UEFA assumiram parte das culpa mais tarde e muitos colocaram em dúvida se o jogo deveria mesmo ter sido realizado. No jogo propriamente dito, Michel Platini deu a taça à Juventus, através da cobrança de um pênalti. Noutra ocasião qualquer, a equipa de Joe Fagan teria questionado a decisão do árbitro ao assinalar o pênalti, mas não naquele 29 de maio de 1985. Antes da tragédia, a Juventus, que procurava ser a primeira equipe a conquistar as três taças europeias (Copa dos Campeões, Copa da UEFA e Recopa), havia eliminado Ilves Tampere (FIN), Grasshopper (SUI), Sparta Praga (TCH) e Bordeaux (FRA).

Na realidade, apenas o clube francês causou trouxe dificuldades ao time de Giovanni Trapattoni. A Juventus venceu em Turim o primeiro jogo por 3x0, mas o que parecia tranquilo se transformou em drama no segundo jogo, quando o Bordeaux venceu por 2x0 e quase obrigou o jogo a ir para a prorrogação. Do outro lado, as vitórias do Liverpool frente a Lech Poznán (POL), Benfica (POR), Austria Viena (AUT) e Panathinaikos (GRE) seriam as últimas durante algum tempo para os ingleses. Todos os clubes da Inglaterra foram excluídos das competições europeias por cinco temporadas, sendo o Liverpool excluído por seis, devido à tragédia de Bruxelas. Depois da partida final, de acordo com a sua esposa, Michel Platini, autor do golo, queria desistir de tudo. "Ele só pensava no fato de um francês, que morreu em Heysel, ter ido vê-lo jogar. Isso deixou o Michel arrasado", disse ela.

Juventus
Primeira Fase
19/09/84, Ilves Tampere (FIN) 0x4 Juventus
03/10/84, Juventus 2x1 llves Tampere (FIN)

Oitavas-de-Final
24/10/84, Juventus 2x0 Grasshopper (SUI)
07/11/84, Grasshopper (SUI) 2x4 Juventus

Quartas-de-Final
06/03/85, Juventus 3x0 Sparta Praga (TCH)
20/03/85, Sparta Praga (TCH) 1x0 Juventus

Semifinais
10/04/85, Juventus 3x0 Bordeaux (FRA)
24/04/85, Bordeaux (FRA) 2x0 Juventus

Final
29/05/85, Juventus 1x0 Liverpool (ING)

FICHA TÉCNICA DA FINAL
Estádio: Heysel (Bruxelas, Bélgica)
Data: 29 de maio de 1985
Público: 58.000
Gol:
56' - 1x0 (Platini)

Juventus: Tacconi; Favero, Cabrini, Brio, Scirea; Bonini, Platini, Tardelli; Briaschi (Prandelli), Rossi (Vignola), Boniek – Técnico: Giovanni Trapattoni

Liverpool: Grobbelaar; Neal, Beglin, Lawrenson (Gillespie), Hansen; Nicol, Dalglish, Whelan, Wark; Rush, Walsh (Johnson) – Técnico: Joe Fagan

Referências: RSSSF e UEFA
Foto: www.listverse.com

Canal #Sports - A Maior e Melhor Cobertura Esportiva do IRC!

Seja o primeiro a comentar

SEGUIDORES

CANAL #SPORTS ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO