PLACARES AO VIVO - FUTEBOL

sábado, 9 de julho de 2011

Taça Libertadores da América 1975: o sexto título do Independiente

Foi disputada em 1975 a 16ª edição da Libertadores da América. Este foi um torneio histórico pois foi a única vez em que um clube o conquistou quatro vezes consecutivas. A equipe que conseguiu o feito foi o Independiente que, assim, conquistava o seu sexto título. Por terem sido campeões no ano anterior, os argentinos avançaram diretamente para a segunda fase.

Independiente (1975)
O primeiro colocado de cada um dos cinco grupos da primeira fase se juntaram ao Independiente e formaram dois grupos de três clubes cada na fase seguinte. O Independiente passou pelos também argentinos do Rosário Central e pelo Cruzeiro (BRA) garantir novamente uma vaga na final. No outro grupo ficaram União Española (CHI), Universitário (PER) e LDU (EQU). Ao chegar a Lima para o último jogo contra o Universitário, a equipe chilena do Unión Española precisava somente de um empate para chegar pela primeira vez à final do torneio. O resultado de 1x1 foi suficiente.

E os chilenos continuaram a surpreender ao, com um gol de Ahumada no final da partida, vencerem o Independiente por 1x0 no jogo de ida das finais. Os argentinos conseguiram reverter a vantagem em Avellaneda vencendo o segundo jogo por 3x1, forçando a realização de um jogo desempate. O jogo decisivo foi disputado no Estádio Defensores Del Chaco, em Assunção, e o Independiente abriu o placar aos 29 minutos da etapa inicial com um gol de Ruiz Moreno. Bertoni marcou o segundo gol aos 20 minutos do 2º tempo e deu números finais ao confronto. Com isso, conquistava o Independiente pela quarta vez consecutiva a Taça Libertadores da América, seu sexto título em 16 edições do torneio sul-americano.

Independiente
Fase Semifinal
06/05, Rosário Central (ARG) 2x0 Independiente
23/05, Cruzeiro (BRA) 2x0 Independiente
30/05, Independiente 2x0 Rosário Central (ARG)
06/06, Independiente 3x0 Cruzeiro (BRA)

Finais
18/06, Unión Española (CHI) 1x0 Independiente
25/06, Independiente 3x1 Unión Española (CHI)
29/06, Unión Española (CHI) 0x2 Independiente

FICHA TÉCNICA DO ÚLTIMO JOGO
Estádio: Nacional (Santiago, Chile)
Data: 29 de junho de 1975
Público: 55.000
Gols:
29’ - UNI 0x1 IND (Ruiz Moreno)
65’ - UNI 0x2 IND (Bertoni)

Independiente: Pérez, Commisso, Sá, López, Pavoni, Semenewicz, Galván, Bochini, Balbuena, Ruiz Moreno e Bertoni (Saggioratto) – Técnico: Pedro Delacha
Unión Española: Vallejos, Machuca, Maldonado, Gaete, Arias, Palacios, Inostroza (Las Heras), Véliz, Spedaletti, Trujillo e Ahumada – Técnico: José Santibañez

Referências: RSSSF e Wikipedia

Foto: Museu Virtual do Futebol / El Gráfico

Canal #Sports - A Maior e Melhor Cobertura Esportiva do IRC!

Seja o primeiro a comentar

SEGUIDORES

CANAL #SPORTS ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO