PLACARES AO VIVO - FUTEBOL

sexta-feira, 15 de julho de 2011

Taça Libertadores da América 1976: o primeiro título do Cruzeiro

A 17ª edição da Libertadores da América foi disputada em 1976 e, depois de treze anos, um clube brasileiro voltava a conquistar o torneio. Interrompendo a incrível sequência de quatro títulos do Independiente, o Cruzeiro chegava pela primeira vez à final e ao título do mais importante torneio sul-americano. Por ter sido campeão no ano anterior, o Independiente avançou diretamente para a segunda fase.

Cruzeiro (1976)
Diante do Internacional (BRA), do Olimpia (PAR) e do Sportivo Luqueño (PAR) na primeira fase, o clube alviceleste não teve dificuldades para avançar em primeiro lugar e invicto no grupo, colocação que lhe garantiu a classificação para a segunda fase. Enfrentando LDU (EQU) e Alianza (PER) na fase seguinte as coisas pareceram ainda mais fáceis para a forte equipe brasileira, que venceu todos os quatro jogos que teve pela frente. No outro grupo o River Plate se encarregou de despachar a equipe seis vezes campeã do Independiente (ARG), além do Peñarol (URU), para garantir sua vaga na final.

No primeiro jogo em Belo Horizonte, nada poderia parar a equipe mineira. Palhinha marcou duas vezes e Nelinho e Valdo completaram os quatro gols do Cruzeiro, que venceu a partida por 4x1. O River Plate precisava da vitória na segunda partida para forçar um jogo desempate, e foi o que aconteceu. López e González marcaram na vitória dos argentinos 2x1, com Palhinha fazendo o gol do Cruzeiro. Assim, Santiago receberia a partida decisiva apenas dois dias depois do segundo jogo. Nelinho abriu o placar ainda no primeiro tempo e Ronaldo ampliou aos dez minutos da etapa final. Mas não tardou a recuperação do River Plate. Quatro minutos depois Mas diminuiu para 2x1 e, aos 19 minutos, Urquiza deixou tudo igual. O gol salvador que daria o título ao clube brasileiro saiu por intermédio de Joãozinho, já aos 43 minutos do 2º tempo, quando não mais havia tempo para reação. Dirigiro por Zezé Moreira, o Cruzeiro era campeão pela primeira vez da Taça Libertadores da América.

Cruzeiro
1ª Fase
07/03, Cruzeiro 5x4 Internacional (BRA)
13/03, Sportivo Luqueño (PAR) 1x3 Cruzeiro
18/03, Olimpia (PAR) 2x2 Cruzeiro
24/03, Cruzeiro 4x1 Sportivo Luqueño (PAR)
28/03, Internacional (BRA) 0x2 Cruzeiro
04/04, Cruzeiro 4x1 Olimpia (PAR)

Fase Semifinal
09/05, LDU (EQU) 1x3 Cruzeiro
12/05, Alianza (PER) 0x4 Cruzeiro
20/05, Cruzeiro 7x1 Alianza (PER)
30/05, Cruzeiro 4x1 LDU (EQU)

Finais
21/07, Cruzeiro 4x1 River Plate (ARG)
28/07, River Plate (ARG) 2x1 Cruzeiro
30/07, Cruzeiro 3x2 River Plate (ARG)

FICHA TÉCNICA DO ÚLTIMO JOGO
Estádio: Nacional (Santiago, Chile)
Data: 30 de julho de 1976
Público: 40.000
Gols:
29’ - CRU 1x0 RIV (Nelinho)
65’ - CRU 2x0 RIV (Ronaldo)
29’ - CRU 2x1 RIV (Mas)
29’ - CRU 2x2 RIV (Urquiza)
29’ - CRU 3x2 RIV (Joãozinho)

Cruzeiro: Raul Plassman, Nelinho, Morais, Darcy Menezes, Vanderley, Ronaldo Drumond, Piazza (Osiris), Zé Carlos, Eduardo, Palhinha e Joãozinho – Técnico: Zezé Moreira
River Plate: Landaburu, Comelles, Lonardi, Artico, Urquiza, Sabella, Merlo, Alonso, González, Luque e Mas (Crespo) – Técnico: Angel Labruna

Referências: RSSSF e Bola na Área

Foto: Museu Virtual do Futebol / El Gráfico

Canal #Sports - A Maior e Melhor Cobertura Esportiva do IRC!

2 Comentários:

Hadson - Governador Valadares (MG) disse...

O 2º gol do Cruzeiro foi de Eduardo e não de Ronaldo. Certeza absoluta de um cruzeirense de 45 anos.

Anônimo disse...

onde encontro a foto do Cruzeiro no 3º jogo final contra o River Plate em 76 no Estádio Nacional de Santiago?

SEGUIDORES

CANAL #SPORTS ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO