PLACARES AO VIVO - FUTEBOL

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Taça Libertadores da América 1981: o título do Flamengo

Em 1981 era disputada a 22ª edição da Libertadores da América. Pela primeira vez um clube do Rio de Janeiro conquistou o maior título sul-americano, o que ocorreu cinco anos após o último título de um a equipe brasileira. Os dois finalistas, Flamengo e Cobreloa (CHI), eram estreantes em decisão e buscavam seu primeiro título. Já o Nacional (URU), por ter sido campeão no ano anterior, avançou diretamente para a segunda fase do torneio.

Flamengo (1981)
O grupo dos rubro-negros na primeira fase foi bastante equilibrado. Com duas vitórias e quatro empates o Flamengo conseguiu desbancar o Atlético-MG (BRA), o Olimpia (PAR), campeão dois anos antes, e o Cerro Porteño (PAR). Foi necessário um jogo extra contra o Atlético-MG, disputado em Goiânia, onde houve muita polêmica e o clube mineiro teve cinco jogadores expulsos. Com isso, o Flamengo ficou com o primeiro lugar do grupo e avançou para a fase seguinte, onde foi alocado no mesmo grupo de Deportivo Cali (COL) e Jorge Wilstermann (BOL). O Flamengo não teve dificuldades para vencer todos os quatro jogos e classificou-se para a final diante do Cobreloa (CHI). Os chilenos haviam deixado pelo caminho na segunda fase os rivais uruguaios do Peñarol e do Nacional, garantindo a vaga com antecedência.

O primeiro jogo decisivo ocorreu no Maracanã. Zico marcou duas vezes ainda no primeiro tempo e deixou o Flamengo em vantagem. Aos 20 minutos da etapa final Merello diminuiu para 2x1, que foi o placar final. O segundo jogo correu em Santiago e os chilenos fizeram o que deviam para provocar um terceiro e decisivo jogo: venceram por 1x0, com gol de Merello no 2º tempo. O Estádio Centenário seria o palco do terceiro jogo apenas três dias depois. Mais uma vez Zico foi o herói flamenguista naquela partida e abriu o placar aos 18 minutos. Zico marcou novamente aos 34 minutos do 2º tempo para definir o placar e dar o título de campeão sul-americano para o Clube de Regatas do Flamengo.

Flamengo (RJ)
1ª Fase
03/07, Atlético-MG (BRA) 2x2 Flamengo
14/07, Flamengo 5x2 Cerro Porteño (PAR)
24/07, Flamengo 1x1 Olimpia (PAR)
07/08, Flamengo 2x2 Atlético-MG (BRA)
11/08, Cerro Porteño (PAR) 2x4 Flamengo
14/08, Olimpia (PAR) 0x0 Flamengo
21/08, Flamengo 0x0 Atlético-MG (BRA)*

* A partida foi finalizada aos 35 minutos depois que o Atlético-MG teve cinco jogadores expulsos e a CONMEBOL deu a vitória ao Flamengo.

Fase Semifinal
02/10, Deportivo Cali (COL) 0x1 Flamengo
13/10, Jorge Wilstermann (BOL) 1x2 Flamengo
2310, Flamengo 3x0 Deportivo Cali (COL)
30/10, Flamengo 4x1 Jorge Wilstermann (BOL)

Finais
13/11, Flamengo 2x1 Cobreloa (CHI)
20/11, Cobreloa (CHI) 1x0 Flamengo
23/11, Flamengo 2x0 Cobreloa (CHI)

FICHA TÉCNICA DO ÚLTIMO JOGO
Estádio: Centenário (Montevidéu, Uruguai)
Data: 23 de novembro de 1981
Público: 30.200
Gols:
18' - FLA 1x0 COB (Zico)
79' - FLA 2x0 COB (Zico)

Flamengo: Raul Plassman, Nei Dias, Marinho, Mozer, Júnior, Leandro, Adílio, Andrade, Zico, Tita e Nunes (Anselmo) – Técnico: Paulo César Carpegiani
Cobreloa: Wirth, Tabilo, Páez (Múñoz), Soto, Escobar, Jiménez, Merello, Alarcón, Puebla, Siviero e Olivera – Técnico: Vicente Cantatore

Referências: RSSSF e Bola na Área

Foto: Museu Virtual do Futebol / El Gráfico

Canal #Sports - A Maior e Melhor Cobertura Esportiva do IRC!

Seja o primeiro a comentar

SEGUIDORES

CANAL #SPORTS ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO