PLACARES AO VIVO - FUTEBOL

domingo, 18 de setembro de 2011

Taça Libertadores da América 1982: o quarto título do Peñarol

A 23ª edição da Libertadores da América foi disputada em 1982 e a tradicional equipe do Peñarol voltava a conquistar o torneio após 16 anos. O sexto título uruguaio na história do torneio veio de maneira dramática, conforme veremos a seguir, na decisão diante do Cobreloa (CHI). O Flamengo, como atual campeão, avançou diretamente para a segunda fase do torneio.

Peñarol (1982)
O grupo pelo qual passou o Peñarol na primeira fase tinha São Paulo (BRA), Grêmio (BRA) e Defensor (URU) e o Peñarol obteve quatro vitórias nos seis jogos disputados, de forma que garantiu a primeira posição do grupo e a classificação para a fase seguinte. Na segunda fase o Peñarol venceu todos os jogos contra Flamengo (BRA) e River Plate (ARG) e classificou-se facilmente para a final, apesar da teórica dificuldade que o grupo impunha. Do outro lado o Cobreloa chegava à sua segunda final consecutiva após eliminar Olimpia (PAR) e Tolima (COL), classificação que só veio na última rodada com uma vitória sobre o Olimpia por 1x0.

A primeira partida da decisão estava marcada para Montevidéu. Mais de 55 mil espectadores estiveram presentes empurrando o clube uruguaio, mas a partida terminou empatada em 0x0. O Estádio Nacional estava pronto para receber um dramático jogo quatro dias depois, em Santiago. Tudo parecia caminhar para um novo empate em 0x0 e, assim, seria decidido o título numa terceira partida. Seria... se não fosse Fernando Morena. Ele marcou um gol aos 44 minutos do 2º tempo e colocou o Peñarol à frente. O desespero e a falta de tempo para uma reação impediram uma reviravolta no placar a favor do Cobreloa e o Peñarol conquistava, com isso, o seu quarto título da Libertadores da América. Somente o Independiente (ARG) tinha, àquela altura, mais títulos sul-americanos que o Peñarol.

Peñarol
1ª Fase
05/08, Peñarol 3x0 Defensor (URU)
20/08, Peñarol 1x0 São Paulo (BRA)
27/08, Peñarol 1x0 Grêmio (BRA)
09/09, Defensor (URU) 0x0 Peñarol
14/09, São Paulo (BRA) 0x1 Peñarol
17/09, Grêmio (BRA) 3x1 Peñarol

Fase Semifinal
19/10, Peñarol 1x0 Flamengo (BRA)
28/10, River Plate (ARG) 2x4 Peñarol
12/11, Peñarol 2x1 River Plate (ARG)
16/11, Flamengo (BRA) 0x1 Peñarol

Finais
26/11, Peñarol 0x0 Cobreloa (CHI)
30/11, Cobreloa (CHI) 0x1 Peñarol

FICHA TÉCNICA DO ÚLTIMO JOGO
Estádio: Nacional (Santiago, Chile)
Data: 30 de novembro de 1982
Público: 70.400
Gol:
89' - COB 0x1 PEN (Morena)

Cobreloa: Wirth, E. Gómez, Soto, Tabilo (Martínez), Alarcón, Escobar, Rubio, Merello, Siviero, R. Gómez e Olivera (Letelier) – Técnico: Vicente Cantatore
Peñarol: Fernández, Diogo, Gutiérrez, Olivera, Morales, Bossio, Saralegui, Vargas, Jair Gonçalves, Morena e Ramos (Rodríguez) – Técnico: Hugo Bagnullo

Referências: RSSSF e Bola na Área

Foto: Museu Virtual do Futebol / El Gráfico

Canal #Sports - A Maior e Melhor Cobertura Esportiva do IRC!

Seja o primeiro a comentar

SEGUIDORES

CANAL #SPORTS ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO