PLACARES AO VIVO - FUTEBOL

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Taça Libertadores da América 1984: o sétimo título do Independiente

A 25ª edição da Libertadores da América, disputada em 1984, marcou um recorde que ainda não foi igualado até hoje, tendo se passado 27 anos. O Independiente, maior detentor de títulos da competição sul-americana, chegou ao seu sétimo título naquele ano. Para isso desbancou na final o Grêmio (BRA), que havia sido campeão no ano anterior e buscava o bicampeonato, depois de ter avançado diretamente para a segunda fase por ser o detentor do título.

Independiente (1984)
Na primeira fase o Independiente se classificou em primeiro lugar no seu grupo, que também contava com Estudiantes (ARG), Olimpia (PAR) e Sportivo Luqueño (PAR), garantindo posição entre os seis clubes que disputariam a fase seguinte. Na segunda fase os argentinos ficaram no mesmo grupo de Nacional (URU) e Universidad Católica (CHI) e a vitória sobre os uruguaios por 1x0 na sua última partida lhes garantiu a vaga na final. O Grêmio (BRA) foi o primeiro colocado do outro grupo, deixando pelo caminho Flamengo (BRA) e Universidad de Los Anges (VEN). Os gaúchos jogaram contra o Flamengo uma partida extra para decidir o primeiro colocado do grupo, mas ficaram no 0x0 e o melhor saldo de gols serviu como desempate.

O Independiente viajou para Porto Alegre para a primeira partida da decisão. Diante de 75 mil espectadores a equipe da casa sofreu um gol aos 25 minutos, por intermédio de Burruchaga, e jamais conseguiu se recuperar. A vitória do time dirigido por José Omar Pastoriza fora de casa por 1x0 deu grande vantagem para o jogo de volta, em Avellaneda. O Grêmio de Renato Gaúcho endureceu a partida, mas nenhuma das equipes marcou e o 0x0 foi suficiente para que o Independiente fizesse história e conquistasse pela sétima vez a Taça Libertadores da América.

Independiente
1ª Fase
29/02, Estudiantes (ARG) 1x1 Independiente
13/03, Sportivo Luqueño (PAR) 0x1 Independiente
16/03, Olimpia (PAR) 1x0 Independiente
30/03, Independiente 2x0 Sportivo Luqueño (PAR)
13/04, Independiente 4x1 Estudiantes (ARG)
25/04, Independiente 3x2 Olimpia (PAR)

Fase Semifinal
31/05, Nacional (URU) 1x1 Independiente
07/06, Universidad Católica (CHI) 0x0 Independiente
27/06, Independiente 2x1 Universidad Católica (CHI)
04/07, Independiente 1x0 Nacional (URU)

Finais
24/07, Grêmio (BRA) 0x1 Independiente
27/07, Independiente 0x0 Grêmio (BRA)

FICHA TÉCNICA DO ÚLTIMO JOGO
Estádio: Libertadores de América (Avellaneda, Argentina)
Data: 27 de julho de 1984
Público: 60.000

Independiente: Goyén; Clausen (Zimmerman), Villaverde, Trossero e Enrique; Giusti, Marangoni, Bochini e Burruchaga; Bufarini e Barberón – Técnico: José Omar Pastoriza
Grêmio: João Marcos; Paulo César, Baidek, De León e Casemiro; China, Osvaldo e Luís Carlos; Renato Gaúcho, Guilherme e Tarciso – Técnico: Carlos Froner

Referências: RSSSF e Bola na Área

Foto: Museu Virtual do Futebol / El Gráfico

Canal #Sports - A Maior e Melhor Cobertura Esportiva do IRC!

Seja o primeiro a comentar

SEGUIDORES

CANAL #SPORTS ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO