PLACARES AO VIVO - FUTEBOL

terça-feira, 2 de outubro de 2012

História da Supercopa Europeia - Parte 1

Assim como a ideia da criação da Copa dos Campeões (atual Liga dos Campeões) ganhou fôlego quando o jornal francês L'Equipe declarou que o Stade de Reims era melhor clube na Europa, a Supercopa Europeia surgiu na Holanda, na época em que os clubes daquele país, especialmente o Ajax, dominavam o futebol do Velho Continente. O torneio surgiu da concepção do repórter Anton Witkamp, mais tarde editor do “De Telegraaf”, que tentou imaginar algo que definitivamente pudesse decidir qual o melhor clube da Europa e testasse a capacidade da equipe de Amesterdã. Ele contou, posteriormente, como conseguiu convencer as pessoas a levar adiante o projeto: “O motivo era celebrar o Ajax e Cruyff. A ideia foi concebida na era do chamado 'futebol total', a nossa era, com quatro Copas dos Campeões divididas entre Feyenoord e Ajax”.

Supercopa“Mais do que dinheiro e a glória, o que eles almejavam era o direito a ser chamados de melhores”, acrescentou. “Mas qual seria a melhor equipe da Europa ou, pelo menos, aquela que se mostrara mais forte? De início sim, seria o conjunto mais forte, mas o futebol é, muitas vezes, um hino à subjetividade e, por essa razão, pode ser uma arte imprecisa. Por isso, por que não colocar frente a frente os detentores da Copa dos Campeões e da Recopa Europeia? E por que não lançar o desafio ao Ajax? Os escoceses do Rangers tinham ganho a Recopa em 1972. Apresentei o meu plano ao presidente do Ajax, Jaap van Praag, e ele achou uma excelente ideia. A partir daí, com o patrocínio do meu jornal, o caminho estava livre”. Em 1972, Witkamp propôs a ideia da realização de um jogo entre o campeão europeu, o Ajax (HOL), e o Rangers (ESC), vencedor da Recopa. Van Praag gostou da ideia e os dois puseram-na em prática. Deslocaram-se ambos a Zurique e encontraram-se com o então presidente da UEFA, Artemio Franchi, na tentativa de dar cunho oficial à nova competição.

SupercopaNo entanto, o desenvolvimento do Supercopa não foi possível logo de imediato, em grande parte devido à suspensão de um ano do Rangers devido ao mau comportamento dos seus torcedores. Contudo, o jogo viria a realizar-se, sem caráter oficial, num ano em que o Rangers comemorava o seu centenário. Witkamp apostou num formato de jogos de ida e volta, de forma que fosse mais rentável para ambos os clubes. O “De Telegraaf”, jornal mais vendido na Holanda, patrocinou as partidas, que se realizaram nos dias 16 e 24 de junho, em Glasgow e Amesterdã, respectivamente. O Ajax venceu o jogo de ida por 3x1, com gols de Johnny Rep, Cruyff e Arie Haan, com Alex McDonald marcando para o Rangers, tendo assegurado uma vitória por 3x2 na partida de volta, graças a gols de Haan, Gerd Mühren e Cruyff, apesar dos gols de McDonald e Quentin Young para os escoceses.

O primeiro jogo da Supercopa homologado pela UEFA viria a acontecer somente em 1974, sendo que a final de 1973 só se disputaria em janeiro do ano seguinte. O primeiro jogo da edição inaugural da ocorreu no estádio Giuseppe Meazza, em Milão, com vitória do Milan (ITA) sobre o Ajax (HOL) por 1x0. Mesmo sem Cruyff, o clube holandês não perdoou na partida decisiva e goleou os italianos por 6x0.

Assim, os festejos de Witkamp fizeram ainda mais sentido, já que o Ajax voltou a conquistar o troféu, desta vez com caráter oficial. Entretanto, o torneio ainda apresentava algumas dificuldades de organização, já que a final de 1974 não se disputou, uma vez que o Bayern de Munique (AL.OC.) e o Madgeburg (AL.OR.) não chegaram a um consenso em relação às datas. Mais tarde, em 1981, o Liverpool (ING) não encontrou espaço na sua agenda para os jogos contra o Dinamo Tbilisi (URS), ao contrário do que aconteceu em 1984, ano em que mediu forças com a Juventus (ITA).

A disputa de 1984 foi uma das três edições da Supercopa a ser disputada num só jogo antes do novo formato, implantado em 1998. Os outros dois desafios ocorreram em 1991, quando uma crise política forçou Manchester United (ING) e Estrela Vermelha (IUG) a uma só partida na Inglaterra, e em 1986, quando Steaua Bucareste (ROM) e Dinamo Kiev (URS) disputaram a primeira final no Stade Louis II, em Mônaco. A competição manteve o status de “amistoso” até 1982/83, quando a UEFA lhe conferiu o caráter que mantém até hoje. Até 1998/99, a Supercopa era disputada entre o campeão da Liga dos Campeões e o campeão da Recopa, quando esta última foi extinta. A partir de então, o campeão da Copa da UEFA, atual Liga Europa, substituiu o campeão da Recopa nesta disputa. Deve-se ressaltar, portanto, que com a Supercopa a assinalar o começo de uma nova temporada europeia, a ideia original de Witkamp volta a fazer todo sentido.

Veja na próxima postagem sobre a Supercopa Europeia os resultados de todos os confrontos, com links para os detalhes das partidas.

Referência: UEFA

Canal #Sports - A Maior e Melhor Cobertura Esportiva do IRC!

Seja o primeiro a comentar

SEGUIDORES

CANAL #SPORTS ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO