PLACARES AO VIVO - FUTEBOL

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Copa da Inglaterra, a mais antiga competição de futebol do mundo

A Copa da Inglaterra, também conhecida como FA Cup ou The Football Association Cup, em inglês, é a mais antiga competição de futebol de todo o planeta. A primeira edição ocorreu na temporada 1871-72 e teve como campeão o Wanderers FC, equipe extinta ainda no século XIX, precisamente em 1887, e que viria a conquistar ainda outros quatro títulos. Na foto abaixo, o Wanderers FC em 1863, quando ainda se chamava Forest FC.

Forest FC (depois Wanderers FC)
Todos os clubes das duas principais divisões do país estão automaticamente classificados para a competição, bem como as equipes das seis divisões imediatamente inferiores, desde que elas tenham participado da própria FA Cup, do FA Trophy ou do FA Vase na temporada anterior. As equipes galesas que fazem parte da liga inglesa também disputam a Copa da Inglaterra, sendo que, nos primórdios da competição, outras equipes do país e também da Escócia e da Irlanda participaram da copa.

O número de participantes cresceu nos últimos anos. Na temporada 2004-05 660 clubes participaram do torneio, disputado em partidas eliminatórias desde as primeiras fases até a grande final. Este número quebrou um antigo recorde que perdurava desde 1921-22, quando 656 clubes disputaram a Copa da Inglaterra. Em 2005-06 o número aumentou para 674; em 2006-07 para 687; em 2007-08 para 731; em 2008-09 e 2009-10 um novo recorde foi alcançado, com 762 clubes disputando o glorioso torneio.

As partidas normalmente são disputadas no estádio de uma das equipes e os confrontos são definidos por sorteio, não havendo nenhum tipo de seleção de cabeças-de-chave, a não ser o fato de que equipes mais bem qualificadas em termos da divisão que ocupam no sistema da liga inglesa entram na competição em fases posteriores. Tradicionalmente, desde a temporada 1922-23, com algumas exceções, a grande decisão é disputada no Estádio de Wembley, enquanto as semifinais normalmente são disputadas em estádios grandes pertencentes a equipes que não estão mais envolvidas na disputa pelo título.

Copa da Inglaterra
Até a temporada 2011-12 a Copa da Inglaterra foi disputada 131 vezes e o maior campeão é o Manchester United, que possui onze títulos. Veja abaixo quantos títulos cada equipe possui e clique AQUI para ver a lista completa de campeões desde a primeira edição do torneio.

11 títulos: Manchester United
10 títulos: Arsenal
8 títulos: Tottenham
7 títulos: Aston Villa, Chelsea e Liverpool
6 títulos: Blackburn e Newcastle
5 títulos: Everton, Manchester City, Wanderers e West Bromwich
4 títulos: Bolton, Sheffield United e Wolverhampton
3 títulos: Sheffield Wednesday e West Ham
2 títulos: Bury, Old Etonians, Nottingham Forest, Portsmouth, Preston North End e Sunderland
1 título: Barnsley, Blackburn Olympic, Blackpool, Bradford, Burnley, Cardiff, Charlton, Clapham Rovers, Coventry, Huddersfield, Ipswich, Leeds United, Notts County, Old Carthusians, Oxford University, Royal Engineers, Southampton e Wimbledon

Referências: RSSSF e Wikipedia

Seja o primeiro a comentar

SEGUIDORES

CANAL #SPORTS ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO