PLACARES AO VIVO - FUTEBOL

domingo, 11 de fevereiro de 2018

História das Copas do Mundo - O Início


FIFAA Copa do Mundo é a principal competição organizada pela FIFA, reunindo seleções de países de todos os continentes. A primeira edição foi disputada em 1930, porém o projeto de organizar o torneio teve início à época da criação da FIFA, em maio de 1904. A entidade máxima do futebol foi fundada em Paris, na França, e tem hoje sua sede em Zurique, na Suíça. Em 1906, a primeira tentativa de criar uma competição deste nível foi trazida pelo holandês Carl Hirschmann estava prevista para ocorrer na Suíça, com dezesseis seleções divididas em quatro grupos. Contudo, ao final do prazo para confirmação das inscrições para os países convidados, em 31 de agosto de 1905, nenhuma federação confirmou sua participação e o projeto, naquele momento, foi abandonado.

Taça Com o estabelecimento de um torneio olímpico de futebol em 1908, Hirschmann queria prosseguir com o reconhecimento desse torneio olímpico como o campeonato mundial de futebol amador. A ideia foi validada no Congresso da FIFA em 1914, mas a Primeira Guerra Mundial bloqueou a iniciativa. Depois da Guerra, a FIFA mudou a sua atitude. Após a sua eleição como presidente da FIFA, o francês Jules Rimet resolveu investir para não mais reconhecer o torneio olímpico como campeonato mundial de futebol amador, mas passar a lutar novamente pela criação de uma nova competição. Os Jogos Olímpicos de 1924 e 1928 puderam estabelecer um diálogo construtivo entre as federações da América do Sul e da Europa.

A Copa do Mundo foi então proposta e aprovada em uma conferência em Amsterdã, no dia 26 de maio de 1928, por vinte e cinco votos a favor e cinco contra, com uma abstenção. A organização da primeira Copa do Mundo foi então atribuída ao Uruguai no Congresso da FIFA, em Barcelona, 18 maio de 1929, para celebrar o centenário de sua independência, mas também porque a seleção havia sido campeã olímpica duas vezes, em 1924 e 1928. Na época da criação da Copa, quase todas as equipes tinham a mesma formação nos Jogos Olímpicos e na Copa do Mundo, pois tinham um estatuto de amador. Entretanto, a competição foi rapidamente se tornando profissional. Com a determinação de que as edições fossem disputadas a cada quatro anos, até 2014 ocorreram 20 edições (deveriam ter sido 22, porém a Segunda Guerra Mundial não possibilitou a disputa em 1942 e 1946).

A primeira edição da Copa do Mundo, portanto, foi disputada no Uruguai, com todas as partidas em Montevidéu, em 1930. Apenas treze equipes nacionais reuniram-se naquela ocasião, todas por meio de convite. A partir da próxima postagem, vamos relembrar a história da cada uma das competições, desde as eliminatórias (exceção de 1930) até a grande decisão, de 1930 a 2006. As edições de 2010 e 2014 tiveram ampla cobertura o Canal #Sports, inclusive das eliminatórias, e podem ser acessadas todas as postagens aqui neste blog.

Referência: Wikipedia

Canal #Sports - A Maior e Melhor Cobertura Esportiva do IRC!

Seja o primeiro a comentar

SEGUIDORES

CANAL #SPORTS ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO